Últimas Notícias
07/05/2015
FITERT discute direitos e reivindicações dos radialistas com os ministérios da Educação e Comunicações e a diretoria da EBC
Na semana que vem a direção da FITERT será recebida nos ministérios da Educação e das Comunicações, além da presidência da Empresa Brasil de Comunicação para debater os direitos e reivindicações da categoria.

No dia 11 de maio (segunda-feira) às 15 horas, a diretoria da Federação será recebida em reunião pelo presidente da EBC, Nelson Breve. Os temas pautados pela Federação para o encontro são: o descumprimento do acordo coletivo de trabalho nas emissoras do sistema; o atraso na revisão do Plano de Cargos e salários (que se arrasta desde 2012); e denúncias de irregularidades (perseguições a trabalhadores e sindicalistas, desmonte da estrutura operacional e desvios de função).

A diretoria da Federação ressalta a importância de representantes dos sindicatos das praças onde a EBC funciona (Brasília, Rio de Janeiro, São Luiz do Maranhão e São Paulo) estarem presentes à reunião, bem como a comissão de trabalhadores.

A FITERT espera que a EBC cumpra com a convenção coletiva, atenda a reivindicação dos trabalhadores e estabeleça um plano de carreira que efetive os anseios da categoria e os direitos dos radialistas e jornalistas.

Ministro das Comunicações recebe diretoria da FITERT no próximo dia 12

A FITERT também conseguiu agendar audiência com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, para o dia 12 de maio (terça-feira) às 16h30. O objetivo da solicitação é avançar no debate sobre temas que há anos a Federação tenta dialogar com o governo.

Os temas incluídos na pauta de debates com o ministro são: fiscalização e cumprimento da lei sobre prazos e critérios para obtenção e renovação de concessões de rádio e TV; cobrança de medidas em relação a empresas que estão operando com concessões vencidas há mais de 20 anos; aspectos da migração das frequências radiofônicas do AM para o FM que atingem diretamente a Lei 6.615/78; passivos trabalhistas acumulados pela Rede TV; problemas de infraestrutura e investimentos no sistema EBC de rádio e televisão, bem como o estabelecimento de políticas para o campo público da comunicação, incluindo as emissoras comunitárias; coibição da venda ou repasse de concessões de rádio e TV para terceiros, em respeito à legislação.

A diretoria da Federação avalia que é fundamental a participação das entidades de base nesta audiência e solicita aos sindicatos filiados que informem até amanhã (8 de maio) se terão condições financeiras de enviar representação à reunião e quem são os representantes.

A FITERT espera que a pauta da categoria seja atendida e também que o governo de fato comece a fazer com que as empresas de comunicação cumpram seu papel enquanto concessão pública, de promover a educação, a pluralidade e a diversidade na programação. Espera-se ainda que o governo fiscalize estas empresas, que hoje têm formado uma rede na qual os lucros são mais importantes do que o oferecimento de uma programação de qualidade para a população.

Formação de radialistas será pautada com ministro da Educação

A diretoria da FITERT solicitou ainda audiência com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para debater temas de interesse da categoria cuja tramitação está paralisada no Ministério. A reunião foi marcada para as 10h30 do próximo dia 13 (quarta-feira).

Estão na pauta a abertura de programas de capacitação em novas tecnologias dentro dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) para os radialistas que já estão atuando no mercado de trabalho para que amplie a capacitação destes trabalhadores, definição de parâmetros mínimos para o reconhecimento da formação técnica profissional para radialistas (de acordo com a Lei 6.615/1978) e diretrizes curriculares para reconhecimento de cursos superiores de Radialismo e extensão dos cursos em estados onde não tem.7

A direção da FITERT espera sair da reunião com sinal positivo do governo, e que este atenda as expectativas dos trabalhadores.


Fonte: Da redação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065