Últimas Notícias
18/06/2015
Conselho de Enlace da UNI se reúne em São Paulo com participação da Fitert
Aconteceu no último dia 15 a 71ª reunião do Conselho de Enlace da UNI Brasil, que congrega diversas categorias com o objetivo de fortalecer a construção de ações unitárias em defesa dos interesses dos trabalhadores. A reunião aconteceu na sede da Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo do Comércio e Serviços), em São Paulo.

Foram discutidos temas como os ataque a direitos trabalhistas por meio da terceirização e da transformação de funcionários em "pessoas jurídicas" por mecanismos como as EIRELI (Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada).

Também foi debatida a onda de demissões nas redes de TV, principalmente na Record - que está apostando na aprovação da PEC da terceirização e extinguindo vários setores, terceirizando atividades fim. O Conselho de Enlace aprovou realizar um protesto em frente à sede do Grupo Record, na capital de São Paulo, em 17 de agosto, com a participação de representantes de todas as entidades integradas no conselho da UNI Brasil.

O coordenador do Sindicato dos Radialistas de São Paulo e integrante da direção colegiada da Fitert, Sérgio Ipoldo, informou sobre a decisão da categoria de iniciar uma greve na TV Cultura paulista a partir deste dia 19, em razão do descumprimento da convenção coletiva 2014/2015. Sérgio também falou sobre a greve de ocupação na Rádio Cumbica AM, localizada no município de Guarulhos. A tomada da empresa foi o último recurso encontrado pelos trabalhadores após anos aturando irregularidades como contratos sem carteira assinada, desvios de função, e por último até mesmo falta de pagamento de salários. A direção da Fitert vem buscando uma audiência com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, para discutir a transferência da concessão da emissora aos trabalhadores ou para o sindicato, diante do cumprimento da Constituição Federal de 1988 - que estabelece entre as regras para manutenção de uma concessão pública de radiodifusão o respeito aos direitos humanos.

No período da tarde, foi realizado um seminário sobre saúde e segurança no trabalho, contando com a presença de Arnaldo Marcolino (representante do sindicato paulista) e Renato de Jesus Santos (representando os comerciários de São Paulo) como palestrantes.

Foi aprovada ainda pelo Conselho de Enlace a realização de uma oficina sobre organização sindical no dia 17 de agosto, em substituição ao seminário de negociação coletiva que estava previsto na agenda. A próxima reunião acontece no dia 16 de julho, em Salvador.

Ataques da Rede Globo ao movimento sindical serão combatidos

A reunião debateu ainda a matéria veiculada no último dia 14 de junho pelo programa "Fantástico", da Rede Globo, atacando o movimento sindical e buscando atacar também a presidenta Dilma Rousseff ao vincular seu nome à indicação para representação internacional de dirigente sindical denunciado por corrupção. "A matéria generaliza, como se acontecesse em todo o movimento sindical, casos de dirigentes que enriquecem às custas do sindicato. Por isso, discutimos que seria interessante a UNI fazer um debate, junto com as centrais sindicais, sobre a criminalização do movimento sindical e direito internacional", relata o secretário de relações internacionais da Fitert, Miguel Novaes, também presente à reunião e representante da Federação no Conselho. As entidades divulgaram uma nota em defesa da liberdade sindical (o texto pode ser lido abaixo).




Fonte: Da redação, com informações da Secretaria de Relações Internacionais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065