O Sindicato dos Radialistas de Sergipe, em parceria com a ONG em defesa da liberdade de expressão Artigo 19 e com o apoio da Fitert, realizou no último dia 18 (sábado) uma oficina sobre a cobertura política no rádio. O encontro contou com a presença de aproximadamente 50 participantes, que dividiram suas experiências e dificuldades, como casos de agressões verbais e físicas, controle editorial, e dificuldade de acesso à informação em períodos eleitorais. Grande parte dos presentes eram mulheres, fato muito importante para o fortalecimento da Rede de Mulheres Radialistas.
Os radialistas também contaram com a oficina jurídica sobre processos judiciais, apresentada por Camila Marques, que forneceu informações sobre processos movidos contra comunicadores no Brasil e importantes argumentos de defesa baseados nas legislações nacional e internacional da liberdade de expressão.
Fernando Cabral, presidente do Sindicato e secretário de política sindical da Fitert, afirmou que “o seminário fortaleceu a formação e a consciência crítica da categoria, deu uma nova visão de como deve ser feita a cobertura política segura, levando consequentemente a minimizar os riscos de processos na justiça”. José Antônio, coordenador-geral da Fitert, também acompanhou a atividade.
Confira a repercussão do encontro na mídia:
Click Sergipe - Radialistas de Sergipe fazem nova carta
G1 Sergipe - Encontro debate riscos enfrentados por profissionais de comunicação
Infonet - Radialistas debatem liberdade de expressão
Imprensa 1 - Segundo encontro de radialistas de Sergipe é encerrado com troca de experiências
ESPECIAL TV PSI: Registramos em vídeos e fotos o "Encontro de Radialistas de Sergipe", foi uma capacitação, com o intuito é orientá-los a evitar futuros processos judiciais no exercício profissional