Últimas Notícias
27/07/2015
Nota da diretoria da FITERT pelo falecimento de Vito Gianotti
Segundo informa o boletim eletrônico do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), a missa de sétimo dia do companheiro Vito Giannotti acontecerá nesta sexta-feira (31 de julho) às 17 horas, na Igreja Nossa Senhora do Parto (Rua Rodrigo Silva, 07, Centro do Rio - perto da estação de Metrô da Carioca).

Na madrugada da última sexta-feira (24 de julho) faleceu o metalúrgico, jornalista, militante socialista, internacionalista e referência para milhares de ativistas sindicais e comunicadores populares no Brasil e mundo afora, Vito Gianotti. Seu sorriso largo e temperamento forte, sua solidariedade e combatividade serão sempre lembrados por todos aqueles e aquelas que tiveram o privilégio de conhecer este senhor que nunca envelheceu. A diretoria da FITERT manifesta sua solidariedade à companheira de Vito, Claudia Santiago, à família e a todos os amigos. Vito Gianotti, PRESENTE!


Confira abaixo a nota da diretoria do Núcleo Piratininga de Comunicação, organização de formação de comunicadores populares fundada por Vito e dirigida por ele até o dia de sua morte.

Companheiros de todo o Brasil e de todo o mundo.
Essa é a nota mais difícil que já escrevemos, que já publicamos. É com muita tristeza e, ao mesmo tempo, força e coragem para continuar caminhando que anunciamos o falecimento do nosso coordenador, o grande lutador Vito Giannotti. Ele faleceu no Rio de Janeiro, dia 24 de julho, aos 72 anos. Foi velado neste domingo, 26 de julho, no Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), logo no dia da rebeldia cubana, como não podia deixar de ser. O auditório ficou lotado de familiares, amigos, companheiros de luta, admiradores, tanta gente tocada por essa pessoa extraordinária que foi Vito. Nascido em Lucca, na Itália, veio para o Brasil em 1964 e aqui construiu parte importante da sua história. Foi um apaixonado pela comunicação e pela história de lutas dos trabalhadores, mantendo-se fiel a eles até o seu último dia. Dentre as suas muitas atividades, ele foi militante na Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo e criou o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) junto com sua companheira de vida, Claudia Santiago. Nesses pouco mais de 20 anos, o NPC exerceu um papel importantíssimo no campo da comunicação contra-hegemônica, incentivando a criação de sites, jornais, boletins, TVs, rádios, blogs pelo Brasil afora.
Quem o conheceu, sabe que suas principais características eram a simplicidade, humildade, a força na fala, os palavrões constantes, o carinho de seu abraço e de seu sorriso para todos que precisavam. Nessa hora, faltam palavras e fica a saudade. O que Vito mais deseja é que possamos seguir o seu exemplo e continuar a sua luta. E do jeito que ele gostava: sem preguiça, com dedicação, rigor teórico e alegria, muita alegria. Vito sofria com os retrocessos, mas também comemorava com fervor cada pequena vitória. Façamos como ele e dediquemos o que pudermos para a construção de um mundo justo, solidário e belo.
Agradecemos tantas manifestações de carinho, mensagens de apoio, cada palavra de aconchego, e a presença de quem pôde comparecer no domingo ao velório. Sigamos firmes, cantando “Bella ciao” e “A Internacional”, as músicas que serviram de trilha sonora para sua intensa vida.
Vito Giannotti, PRESENTE!


Crédito da image: Bloogosfero


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065