Últimas Notícias
08/09/2015
Greve geral na Índia: 150 milhões contra a retirada de direitos
No último dia 2 de setembro ocorreu nova greve geral na Índia contra mudanças na legislação trabalhista para facilitar demissões e retirar direitos. Agências de notícias internacionais apontam que cerca de 150 milhões de trabalhadores cruzaram os braços no país cuja população é de 1,298 bilhão de habitantes. O movimento sindical indiano comemorou a adesão à maior paralisação nacional em dois anos.
 
Informações divulgadas pela Confederação Internacional Sindical dão conta de que 85% das empresas de manufatura indianas empregam menos de 50 trabalhdores. E estima-se que metade da força de trabalho é contratada por períodos curtos e para burlar o pagamento de direitos trabalhistas. Os valores pagos a título de salário também são aviltantes (em média 5 dólares por dia, ou cerca de 580 reais por mês).

Ainda no informe divulgado pela CSI, o secretário geral da entidade, Sharan Burrow, lembrou que "a Índia tem uma das mais altas taxas de crescimento econômico no mundo. A ação conjunta das federações sindicais do país hoje, envolvendo seus membros e milhares de pessoas, é um sinal inequívoco ao primeiro-ministro Modi e seu governo de que a enorme riqueza que está sendo gerada na Índia deve ser repartida de forma equitativa, e também de que as pessoas que trabalham estão determinadas a defender seus direitos".

Para o secretário de relações internacionais da Fitert e presidente do SINDICOM Goiás, Miguel Novaes,  o que ocorre mundo afora é resultado da falência do sistema capitalista  globalizado. "Esse movimento na Índia, há poucos dias atrás a mobilização no Uruguai, a situação que vive a Grécia e outros países evidenciam essa  falência. E em todos os lugares os trabalhadores se revoltam em ter que pagar a conta sozinhos.

Os trabalhadores estão se organizando e enfrentando governo e patrões que querem a qualquer custo retirar conquistas para garantir lucros às custas da exploração da classe trabalhadora".


Fonte: Da redação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065