No dia 17 de outubro, a Fitert participou de audiência com os deputados relatores dos projetos de lei 6706/2009 e 1337/2003 que tratam de pautas de interesse da categoria.
No diálogo com o deputado Laércio Oliveira (SDD/SE), relator do PL 6706/2009 (que proíbe a demissão de empregados sindicalizados que se candidatarem a cargo de direção, conselho fiscal ou representação de entidade sindical e/ou associação profissional), o parlamentar reafirmou posição contrária à aprovação de tal projeto com o argumento de que a Constituição Federal já proíbe a dispensa do empregado sindicalizado. Contudo, é de conhecimento de todos que na realidade os patrões demitem diversos radialistas apenas por serem dirigentes sindicais, passando por cima da lei. Portanto, a Fitert continuará buscando formas de garantir aos trabalhadores seus direitos.
Já no diálogo com o relator do PL 1337/2003, deputado Sandro Alex (PPS-PR), após explicação de que a reivindicação da categoria é uma mudança de texto para exigir o fim do atestado de capacitação, o legislador afirmou que estudará o projeto, que prevê mudanças na regulamentação profissional estabelecida na lei 6.615/1978 com a proibição do registro profissional provisório. A Federação continuará acompanhando o processo.