Últimas Notícias
02/02/2016
Trabalhadores e sociedade cobram explicações sobre mudança de comando na EBC
Sindicatos de radialistas e jornalistas, a Comissão de Empregados da EBC, o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e o conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação divulgaram notas cobrando ao governo e à direção do grupo explicações sobre o pedido de demissão apresentado ontem (2) pelo atual diretor-presidente da EBC, Américo Martins, e o diretor-geral, Asdrúbal Figueiró, ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva. Rumores dão conta de que os desligamentos voluntários teriam sido motivados por tentativas de ingerência política na programação e gestão das emissoras públicas.

A assessoria de comunicação da empresa divulgou nota afirmando que as motivações da auto-demissão de Américo seriam pessoais. Quanto a Asdrúbal, não foram apresentadas justificativas.

A Fitert e o Sindicato dos Radialistas do Maranhão reafirmam o posicionamento já manifestado pelas entidades no sentido de que sejam esclarecidos os motivos da mudança repentina no comando da empresa - Américo assumiu o cargo há cinco meses - e que haja transparência na escolha dos novos dirigentes, além do compromisso com a independência e autonomia de gestão e produção que asseguram o caráter público, e não estatal, das emissoras.

Leia abaixo as notas publicadas até o momento.

Conselho Curador pede esclarecimento sobre troca de direção na EBC


NOTA: Troca de comando na EBC, esclarecimentos e ingerências (Sindicatos dos Jornalistas do DF e do Município do RJ,   Sindicatos dos Radialistas do DF e do Estado de São Paulo e Comissão de Empregados da EBC)


Em defesa da autonomia da EBC e da comunicação pública brasileira (FNDC)

Leia abaixo e no link a íntegra da nota divulgada pela empresa no fim da tarde deste dia 2/2: Américo Martins deixa a presidência da EBC

Gerência de Comunicação - EBC - 02.02.2016 - 16h58 | Atualizado em 02.02.2016 - 17h07

O jornalista Américo Martins entregou hoje (02) seu pedido de demissão ao Ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, que o aceitou. O desligamento da EBC foi motivado por questões pessoais. Américo foi nomeado para o cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação no dia 12 de agosto de 2015.

Américo Martins chegou à EBC há pouco mais de um ano para ocupar inicialmente a diretoria-geral. Durante sua gestão, trabalhou para aumentar a relevância dos veículos da EBC, investindo em mais esporte, fortalecendo os conteúdos jornalísticos e apoiando projetos, como a expansão da Rede de TV Digital.

"Gostaria de agradecer a todos os profissionais da Empresa e a todos os que acreditam na comunicação pública. Foi uma honra ocupar a Presidência da EBC e ajudar a consolidar este projeto, de vital importância para a democracia. Sou muito grato à Presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Edinho Silva pela oportunidade", disse Américo Martins.

O diretor-geral, Asdrúbal Figueiró, também deixa a EBC. O jornalista estava na Empresa desde março de 2015, quando assumiu a Diretoria de Conteúdo e Programação, a convite de Martins.

Os dois jornalistas permanecem nos cargos até a publicação das exonerações no Diário Oficial da União.





Fonte: Da redação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065