Últimas Notícias
31/03/2016
Sindicato de SP trabalha para que não haja satelitização
Do Sindicato dos Radialistas de São Paulo

O Sindicato dos Radialistas do estado de São Paulo realizou denúncia contra a Rede Família de Comunicação e a TVB Record Campinas por monopólio de comunicação em conjunto com a Rede Record. O fato foi verificado devido a prática de satelitização das emissoras regionais, que apenas reproduziam conteúdo de uma outra emissora, como no caso da Record, e não realizava produções locais.
 
Além de violar o Artigo 221 da Constituição Federal, que determina que uma das função da emissoras é promover a cultura regional, também foi observado pelo Ministério do Trabalho o fechamento de postos de trabalho nas emissoras por conta de se tornarem meras retransmissoras.
 
Foi levantado junto à ANATEL, ao Ministérios das Comunicações e ao CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) as documentações de funcionamento dessas emissoras e não foi possível esclarecer a presença de irregularidades. No entanto, no período de apuração da denúncia, as emissoras locais recontrataram a equipe e voltaram a produzir conteúdo próprio.
 
Um dos compromissos do Sindicato é a luta contra a satelitização. Isso é, fazer com que não haja satelitização é bom para a categoria radialista, pois amplia os postos de trabalho, e beneficia também a população, que terá acesso a conteúdo com mais diversidade e foco para as questões locais, garantindo assim uma democratização da comunicação.


Fonte: Do Sindicato dos Radialistas de São Paulo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065