Do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro
A negociação de um acordo judicial entre sindicato dos Radialistas/RJ e Grupo Record continua! Mesmo depois de ambas as partes terem rejeitado as propostas contrárias, os respectivos advogados mantiveram a tentativa de acordo judicial.
O Grupo Record resolveu apresentar uma nova contraproposta, classificada de "proposta final para acordo", de pagamento de R$ 11.000,00 para cada um dos 610 empregados demitidos a partir do dia 23 de novembro de 2015. A decisão final será tomada em assembleia pelos trabalhadores.
O sindicato convocou a assembleia para próxima 5ª feira (9/06), às 21h, na sede campestre do sindicato dos Radialistas, localizado na estrada dos Bandeirantes 6.471, em Jacarepaguá.
PARECER JURÍDICO DO SINDICATO É PARA ACEITAR A PROPOSTA
O Dep. Jurídico do sindicato dos Radialistas analisou a ação e baseou-se em jurisprudências para cravar que o acordo é benéfico aos trabalhadores demitidos. Veja o parecer:
-
Levando em consideração que a infração cometida pela empresa foi a de demitir em massa sem prévia negociação com o sindicato, fato este, que é sustentando legalmente por jurisprudências;
-
Analisando-se as jurisprudências das ações de demissão em massa parecidas com esta;
-
Levando em consideração que o objeto da ação NÃO é o direito individual de cada empregado e sim uma matéria coletiva simples. De forma a não retirar, ou suprimir direitos trabalhistas de qualquer Radialista que seja;
-
Levando em consideração o risco de insucesso na ação, caso ela prossiga;
-
E por fim, tendo em vista que a ação, caso prossiga no TRT, pode ser encaminhada a outras instâncias acumulando anos de tramitação;
O Departamento jurídico do sindicato entende que:
O valor de R$ 11.000,00 é correspondente a valores recebidos por trabalhadores em outras ações parecidas. Com isso, entende que os trabalhadores, em assembleia. devem aceitar a proposta, que significará, indiscutivelmente uma vitória para os Radialistas de todo Brasil.