Últimas Notícias
04/12/2015
UNI-MEI promove campanha de combate à violência contra as mulheres nos meios de comunicação
No seminário da UNI-MEI/PANARTES/FIA-LA realizado em Puerto Iguazú, na Argentina, nos dias 23 e 24 do mês passado, foi anunciada a adesão da entidade à Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Panartes é a Federação Pan-Americana de Arte, Mídia e Entretenimento, filiada à UNI-Mei, entidade global de organização sindical à qual a Fitert é associada.

A campanha, que acontece em todo o mundo entre 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos) tem o objetivo de conscientizar a população em relação às múltiplas dimensões da violência sofrida pelas mulheres. No caso da Panartes, o destaque será para as violações ocorridas dentro dos meios de comunicação e como os estereótipos que aparecem na televisão, imprensa, etc., determinam como pensamos e agimos, estabelecendo padrões que contribuem a gerar mais violência.

Andréa Bussola, secretária geral da Fitert, participou do seminário e acredita que, “como radialistas, temos a obrigação de conhecer a força e o domínio que a mídia possui. É fato que a ela tem o grande poder de influenciar as pessoas, tanto positiva quanto negativamente. Aliás, ela pode influenciar sociedades inteiras. Os meios de comunicação estão cheios de estereótipos de gênero que afetam a compreensão do público em geral sobre a realidade. Infelizmente, as mulheres são as maiores vítimas destes estereótipos.”

Já Miguel Novaes, secretário de Relações Internacionais da Federação e que também esteve presente no seminário, lembra que a Fitert levanta a questão de gênero desde a criação da Rede de Mulheres Radialistas e cita a realização do 2° Seminário Internacional de Gênero no próximo ano. “A Fitert tem a preocupação com as mulheres, porque elas são muito afetadas pelo assédio moral e sexual, e por isso já realiza um trabalho em defesa das trabalhadoras no meio da comunicação”.

A Fitert acredita que a violência contra a mulher deve ser combatida sempre e por isso dá todo apoio à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. 


Fonte: Da redação.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
« voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 avançar »


SEDE - Brasília DF
SCS QD. 06 Bloco A, Nº 141, Edifício Presidente sala 206/208 - CEP: 70.327-900 - Asa Sul, Brasília/DF
Telefone:(61) 3963-1065